MANUAL DE INSTRUÇÕES
como configurar o equipamento corretamente
MANUAL DE INSTRUÇÕES
PLANO DE COMUNICAÇÕES E CARTÃO SIM
INSTALAÇÃO DO CARTÃO SIM
TESTES INICIAIS
APP
CONFIGURAÇÕES NA APP
Definir Números de Emergência
Menu Inicial
Localização em tempo real
Localização histórica
Definir Cerca GPS
Agenda Telefónica
Mensagens de Voz Walkie Talkie (apenas Pulseira SOS)
Monitorização saúde
Alarme de queda
Em caso de existir um falso alarme detetado pelo utilizador, o próprio pode a qualquer momento cancelar as tentativas de contactos de SOS.
NOTAS IMPORTANTES
INSTRUÇÕES DOS INDICADORES LED (PULSEIRA SOS, PINGENTE SOS E PET SOS)
Equipamento Ligado
Equipamento A Carregar
Pouca Bateria
QUE CUIDADOS DEVO TER COM O MEU DISPOSITIVO?
Qualquer um dos nossos dispositivos SOS está desenvolvido para oferecer simplicidade máxima aliada à resistência e robustez necessárias para acompanhar a exigente vida do seu utilizador, seja ele criança, adulto, idoso, ou pet. Apesar nem sempre parecer, não nos podemos esquecer que estamos perante equipamentos tecnológicos complexos e que exigem certos cuidados para que se evitem avarias provocadas por mau uso e para que se possa prolongar a sua longevidade e vida útil, permitindo ainda manter a sua garantia.
Recomenda-se vivamente a realização de manutenções higiénicas e limpezas periódicas e regulares ao seu aparelho mantendo-o livre de sujidade, poeiras, água, suor, cremes e/ou gorduras que acumulam em algumas zonas, nomeadamente nos sensores e nos pinos de carregamento. O desenvolvimento e acumular de sujidade desgastam e obstruem os contactos que dificultam ou impedem o correto carregamento do dispositivo, que por sua vez irá provocar danos irreversíveis nos seus pinos de carregamento e na sua bateria. É recomendável a utilização cuidadosa de um pano de microfibras suave e limpo que poderá utilizar por todo o dispositivo, mas com particular importância nestes pinos de contacto de carregamento. Dependendo do nível de acumulação de gordura ou lixo, poderá ocasionalmente humedecer ligeiramente o pano com alcoól 96%. Não efetue fricção excessiva. Não utilize alcool em excesso, ou outros produtos como diluentes, gasolina ou produtos de limpeza que são abrasivos e irão danificar permanentemente o seu dispositivo. O acumular de sujidade varia com o uso, de pele para pele e de utilizador para utilizador. Uma avaria provocada pelo desgaste dos pinos de carregamento não tem reparação e é habitualmente resultado de um mau estado de manutenção que não está coberto pela garantia.
Os vários equipamentos SOS que dispomos estão desenvolvidos e testados à prova de água e poeiras IP67. Esta funcionalidade é conseguida quando garantida a estanquicidade do mesmo, ou seja, deverá garantir que qualquer tampa ou ranhura se encontre devidamente fechada, selada, e em bom estado (ex: tampa com parafusos para instalação de cartão SIM). A certificação IP67 garante que o seu dispositivo está protegido até imersão temporária de água até 1 metro por 30 minutos. Porém, o contacto continuado com água e/ou suor vai danificar o seu dispositivo. Entre outras possibilidades, há uma grande probabilidade dos contactos de carregamento oxidarem e o dispositivo deixar de carregar. Qualquer vestígio de água e/ou suor deve ser imediatamente limpo do dispositivo. A certificação IP não garante a resistência em águas salgadas: se o deixar cair no mar e depois lavar com água doce, provavelmente não haverá problema, mas sem garantias.
No caso de se deparar com dificuldades no carregamento ou com a bateria do seu dispositivo, consulte o ponto “O MEU DISPOSITIVO NÃO CARREGA CORRETAMENTE, PERDE A CARGA RAPIDAMENTE OU DESLIGA-SE SUBITAMENTE” mais abaixo nesta página.
Tal como qualquer equipamento que funcione com baterias, recomenda-se que não sujeite o seu dispositivo a temperaturas elevadas. Temperaturas acima dos 40 graus centígrados afetam o seu desempenho e a sua durabilidade. Prefira carregamentos parciais e evite ao máximo a descarga completa do seu dispositivo. O estado que maximiza a longevidade da sua bateria prefere que a carga da bateria se mantenha entre os 20 a 80%. Prefira sempre os carregamentos lentos, com potência até 5W. Todas as baterias perdem energia por auto-descarga ao longo do tempo. Mesmo se o seu dispositivo não estiver em uso, recomendamos que a bateria seja carregada pelo menos a cada três meses.
O mesmo conceito se aplica a eventuais quedas: a construção dos nossos dispositivos é robusta. Não será fácil que avariem. No entanto, avarias ocorridas provocadas por quedas são consideradas como mau uso e também não são cobertas por garantia.
Recomenda-se ainda precaução extrema na realização de qualquer operação de manuseamento técnico do dispositivo, como por exemplo, na instalação de um cartão SIM. Uma má operação técnica poderá danificar permanentemente o seu dispositivo e inviabilizar a sua garantia.
Não deverá, em circunstância alguma, abrir o seu dispositivo. Perderá automáticamente o direito à sua garantia.
Pare imediatamente de usar se sentir algo de errado com o seu dispositivo.
Nos termos do disposto no Decreto-Lei n. 84/2021 de 18 de Outubro (que regula os direitos do consumidor na compra e venda de bens transpondo as Diretivas UE 2019/771 e UE 2019/770), todos os equipamentos comercializados pela Pulseira SOS após 01/01/2022 estão abrangidos por uma garantia de conformidade dos bens correspondente a um período de 3 (três) anos. Exceptuam-se destes casos as compras efetuadas para uso profissional/ compras de empresa, cujo prazo de garantia são 6 meses.
Continua com problemas e pretende ativar a sua garantia? Conheça em detalhe as nossas condições de Garantia e Pós Venda nos Termos & Condições.
O MEU DISPOSITIVO NÃO CARREGA CORRETAMENTE, PERDE A CARGA RAPIDAMENTE OU DESLIGA-SE SUBITAMENTE
Qualquer um destes sintomas deverá evidenciar algum problema na forma como o equipamento está a receber a carga. No caso de se deparar com alguma destas dificuldades, verifique imediatamente se (1) O dispositivo se encontra devidamente limpo livre de sujidade, pó, poeiras, água, suor, gorduras e/ou qualquer partícula ou sujidade que acumulam com o uso normal nos sensores e no contacto magnético, criando uma camada de barreira que dificulta ou impede a carga (2) O cabo de carregamento magnético se encontra em bom estado, sem nós, cortes e/ou danos (3) A tomada de parede e o transformador de carga se encontram em normal funcionamento, preferencialmente experimentando carregar outros dispositivos (4) O contacto de carregamento do cabo e do seu dispositivo está seguro.
Seguindo os cuidados a ter com o seu dispositivo limpe os pinos de contacto de carregamento do dispositivo utilizando um pano humedecido ligeiramente com álcool 96% (consulte o ponto anterior dos cuidados a ter com o seu dispositivo) . De seguida, teste novo ciclo de carga completo de 6h utilizando tomadas e transformadores de parede diferentes, garantindo que o contacto magnético se mantém devidamente fixado e que as luzes de carga estão devidamente acesas ao longo do processo. Revisite ainda as definições do seu equipamento, nomeadamente no que diz respeito à frequência de atualização do GPS para o mínimo de 1 hora posicionamento poupança energia.
Garantindo um correto carregamento do dispositivo e com um uso normal, a bateria do seu dispositivo deverá ter uma autonomia de, no mínimo, 20 horas. As novas versões dos dispositivos disponíveis a partir de 18 de Maio de 2022, deverão ter autonomia de mais dias, dependendo do modelo.
NÃO CONSIGO ENVIAR COMANDOS PARA O MEU DISPOSITIVO PELA APP, APARECE SINAL OFFLINE, DESLIGADO OU DESABILITADO
A existência de qualquer um destes sintomas evidencia que o dispositivo está desligado, ou não se encontra devidamente ligado à rede.
- Certifique-se que o dispositivo se encontra ligado e devidamente carregado.
- Certifique-se que o dispositivo tem um cartão de comunicações corretamente inserido e sem proteção de código PIN.
- Certifique-se que o plano está ativo, desbloqueado, carregado e apto para fazer comunicações de voz, SMS e dados móveis.
- Certifique-se que existe rede do operador do seu plano no local onde se encontra.
- Se o seu equipamento consegue fazer e/ou receber chamadas de voz e aparece sinal offline, desligado ou desabilitado, certifique-se que o seu plano está com os dados móveis ativos.
Em algumas situações, algumas redes móveis (verificado com redes MEO ou NOS) não reconhecem automaticamente o IP do servidor, e neste caso será necessário o enviar SMS com o seguinte comando para o número do cartão SIM inserido no dispositivo SOS:
pw,123456,ip,103.44.239.103,8888#
Ao qual o dispositivo deverá responder ao seu comando, assumindo [ip,103.44.239.103,8888] ok! e deverá começar a funcionar imediatamente. Deverá garantir que a SMS se encontra corretamente redigida, sem trocar nenhum número, sem incluir espaços, e sem trocar qualquer ponto por vírgula, por exemplo.
(!!!) Nota importante: qualquer operação técnica realizada no dispositivo, nomeadamente instalação e manuseamento de cartão SIM deverá ser realizada com precisão e cuidado: uma instalação mal realizada poderá danificar o leitor de cartões, e inviabilizar permanentemente o dispositivo e a respetiva garantia. A instalação de cartões não fornecidos por nós é de inteira responsabilidade do cliente.
Configurações APN
Nota: não realize esta operação no caso de não ter a certeza daquilo que está a fazer. Não temos registo até ao momento em Portugal de ter sido necessário recorrer a este procedimento para resolver qualquer problema de ligação.
Os nossos equipamentos estão pré-programados para reconhecer automaticamente a maior parte das redes de telecomunicações do mundo, no entanto, em alguns casos específicos poderá ser necessário configurar o acesso APN.
Pesquise na web, solicite ao seu operador ou introduza o seu cartão num smartphone para descobrir os códigos APN do seu cartão, nomeadamente: Nome APN; Utilizador APN; Password; MCC; MNC. Com o dispositivo ligado e cartão inserido, envie uma SMS de um número diferente para o número do dispositivo SOS com o seguinte comando: pw, 123456,apn,apndata,user,password,MCCMNC# No caso de o user e password APN serem em branco, deixe também em branco mantendo as vírgulas. Exemplo para Vodafone PT: pw,123456,apn,net2.vodafone.pt,,,26801# Deverá receber uma SMS de resposta e o equipamento deverá estar a funcionar.
POSSO USAR UM CARTÃO DE TELEMÓVEL GÉMEO OU PRÉ-PAGO NO MEU DISPOSITIVO SOS?
Para um correto funcionamento do seu dispositivo SOS, deverá utilizar um cartão Nano-SIM que possibilite realizar comunicações de voz, SMS e disponha de pelo menos 50 MB de dados móveis de internet mensais. Estes são os requisitos que indicamos e devem ser suficientes para garantir o seu funcionamento com qualquer rede e em qualquer ponto do mundo que disponha de rede móvel.
Para além de oferecemos os nossos Planos de Comunicações que deverá querer considerar, também lhe proporcionamos a opção de escolher usar e instalar o seu próprio tarifário recorrendo diretamente a algum operador de telecomunicações Neste caso, deverá deparar-se com inúmeros planos e alternativas que poderá considerar interessantes para utilizar em conjunto com o seu dispositivo SOS, nomeadamente tarifários com opção de cartões pré-pagos, cartões gémeos, tarifários específicos para smartwatch e/ou outras soluções comerciais especiais que deverão funcionar sem problema nos dispositivos SOS desde que cumpram com os requisitos anteriormente apresentados. Apesar desta provável compatibilidade, não recomendamos a sua utilização em dispositivos SOS.
A utilização de cartões pré-pagos, podem trazer dificuldades acrescidas para conseguir consultar e controlar o saldo do seu cartão e para garantir que o seu serviço continua ativo e permanentemente disponível para fazer as comunicações necessárias ao dispositivo. Um tarifário pós-pago será mais recomendável para evitar esquecimentos e falhas. Os dispositivos SOS não fazem leitura de SMS nem permitem consultar ativamente o saldo do seu cartão.
Tarifários com cartões gémeos e outros serviços especiais surgem frequentemente e as suas características variam de operador para operador e produto para produto. Qualquer dúvida a este respeito deverá ser esclarecida diretamente com o operador. Procure perceber se existirá algum tipo de limitação ao uso do seu dispositivo SOS. Inteire-se, por exemplo, do que acontece quando se faz uma chamada para o número de um cartão gémeo: tocam vários dispositivos? Inteire-se, por exemplo, da importância de quem recebe uma chamada do seu dispositivo SOS, para saber imediatamente identificar (pelo número) que se pode tratar de uma comunicação de SOS.
Conclusão: na sua opção de aquisição de um plano para dispositivo SOS, considere como preferencial o uso de um cartão independente e dedicado para este efeito, que seja facilmente identificável por quem venha a receber as potenciais comunicações dos dispositivos SOS, com preferência para um plano pós-pago em função de um tarifário pré-pago.
COMO POSSO MELHORAR A QUALIDADE DO SOM DO MEU EQUIPAMENTO?
Os nossos dispositivos são desenvolvidos para oferecer um nível de volume de conversação bom, com particular foco em obtermos uma qualidade de som claro e cristalino. A utilização dos nossos dispositivos não é necessariamente exclusiva para situações de SOS, mas também para promover possibilidades de contactos fáceis e rápidos entre os utilizadores e as suas pessoas mais próximas. A utilização desta funcionalidade vai também depender da condição e da capacidade auditiva de cada utilizador. Não é possível efetuar qualquer tipo de alteração ou reprogramação sobre o volume de voz na conversação, pelo menos por enquanto. Recomendamos a utilização dos dispositivos SOS em ambientes onde não existam ruidos significativos no local que possam prejudicar uma boa comunicação. No caso de considerar que o seu dispositivo tem volume de som baixo, certifique-se que o seu altifalante se encontra devidamente desimpedido (ex: não deverá segurar o seu aparelho de forma a tapar o microfone ou altifalante). Considere ainda que a qualidade da rede da chamada de voz poderá também influenciar o nível de volume da sua chamada.
Continua com alguma dificuldade ou problema? Falta alguma informação relevante neste manual? Contacte-nos.