MANUAL DE INSTRUÇÕES

como configurar o equipamento corretamente

MANUAL DE INSTRUÇÕES

Caso tenha optado por por adquirir qualquer um dos nossos dispositivos SOS sem o respetivo plano de comunicações incluído, ou sem a instalação do cartão, leia e siga atentamente os seguintes passos para uma correta instalação do cartão SIM no seu dispositivo Pulseira SOS V048, Pendente SOS V045 ou Pet SOS V043:

PLANO DE COMUNICAÇÕES E CARTÃO SIM

  • Certifique-se que o seu plano de comunicações é um plano desbloqueado com possibilidade de realizar comunicações de voz, SMS e com pelo menos 50 MB de dados móveis de internet mensais
  • Certifique-se que o cartão SIM que vai introduzir não está protegido com qualquer código PIN, para que o seu dispositivo o consiga reconhecer
  • Para remover o código PIN, insira o cartão Nano SIM num telemóvel e procure a definição para alterar ou remover o código PIN
    • Dica: No menu menu “Definições” do seu telefone, procure pelas definições de “Segurança” -> “Outras definições de segurança” -> “Configurar bloqueio SIM”. Confirme a desativação inserindo o PIN do cartão atual. Nota: as definições variam de equipamento para equipamento, e de versão para versão. Se tiver dificuldades pesquise no Google como desativar o pin no seu equipamento específico.

INSTALAÇÃO DO CARTÃO SIM

  • Certifique-se que o seu equipamento se encontra desligado
  • Abra a ranhura para cartão Nano SIM do dispositivo SOS, removendo os 2 parafusos utilizando a chave de fendas fornecida
  • Insira o cartão Nano SIM na posição conforme mostra a imagem (Pulseira SOS) até fixar com clique
  • Conforme mostra a imagem, o chip do cartão deverá encontrar-se virado para cima, em todos os dispositivos
  • Conforme mostra a imagem, no caso da Pulseira SOS o recorte do cartão SIM está virado para cima. No Pendente SOS o recorte está virado para baixo. No Pet SOS o recorte está virado para a direita
  • Coloque novamente a peça e os parafusos para selar a ranhura para o cartão Nano SIM
  • Pressione o botão SOS da Pulseira SOS ou Pendente SOS até vibrar
  • O equipamento deve tocar e as luzes indicadoras acendem
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TESTES INICIAIS

  • Nesta fase o equipamento deverá estar operacional: experimente realizar uma chamada de voz para o número associado ao plano de comunicações do cartão SIM que inseriu e o seu dispositivo deverá tocar
  • Dependendo do(s) seu(s) equipamento (s) smartphone ou tablet, instale a aplicação móvel Reachfar via Play Store (Android) ou Apple Store (Apple) para prosseguir com as configurações do seu botão de emergência Pulseira SOS, Pendente SOS ou Pet SOS. Clique nos logótipos abaixo para aceder à respetiva aplicação na store
  • Poderá ainda utilizar o acesso via web
  • Desde Outubro de 2021 que esta aplicação se encontra disponível em português de Portugal
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APP

  • Realize o login na App utilizando o ID com 10 dígitos no autocolante enviado com o seu dispositivo
  • Por defeito, a Password inicial é 123456, e recomendamos a sua alteração no menu da app

CONFIGURAÇÕES NA APP

Nota importante: para configurar o dispositivo na app, ele tem que estar ligado e com ligação à rede através de dados móveis.

Neste momento, deverá conseguir abrir a App, e verificar no menu inicial após o login que ele se encontra devidamente ligado e com rede disponível (aparecendo o estado “em movimento” ou “parado” e com a percentagem de bateria”). Não consegue enviar comandos para o seu dispositivo pela app, aparece sinal offline, desligado ou desabilitado? Consulte a resposta a esta questão, no final desta página.

Alterar password

Por motivos de segurança, recomendamos que altere a password em no menu Definições e Alterar Password.

Definir Números de Emergência

Aceda ao menu Definições, e depois Definir número SOS. Irá abrir um quadro para inserir 3 números de telefone para contacto:

  • o primeiro campo define o telefone a contactar ao pressionar o Botão Contacto Rápido 1;
  • o segundo campo define o telefone a contactar ao pressionar o Botão Contacto Rápido 2;
  • o terceiro campo define o terceiro telefone a contactar no procedimento SOS, no caso de falharem as tentativas de chamada para os contactos 1 e 2.

O Pendente SOS não dispõe de botões dedicados para contactos rápidos, mas são utilizados os mesmos 3 números de telefone em caso de uso do procedimento SOS.

Dependendo do seu modelo, pode ainde definir um número de monitorização, para onde serão enviados alertas SMS, pelo menu Definições, e depois Número de monitorização principal. Pode ainda Ligar ou Desligar o envio de avisos SMS.

Menu Inicial

Após o login, surgem várias opções no menu inicial. No topo existe informação da percentagem de carga da bateria e do estado do dispositivo (parado indica que o equipamento se encontra parado no mesmo local; em movimento indica que ele se encontra em movimento no mapa). Em ambos os casos significa que a Pulseira ou o Pendente se encontra online. Caso contrário indica que se encontra desligado.

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Localização em tempo real

Para ver a localização mais recente do dispositivo selecione o ícone Localizador GPS. Peça o seu positionamento atual ao carregar na roda dentada do canto superior direito, e depois em Atualizar posição. Aguarde uns segundos pela atualização da posição no mapa.

Defina ainda o Intervalo atualização da posição do dispositivo, e pode escolher entre as seguintes opções:

  • 1 minuto posicionamento rápido
  • 10 minutos posicionamento standard
  • 1 hora posicionamento poupança energia
  • 12 horas posicionamento poupança energia

Quanto mais curto for o intervalo para atualização da informação, mais fidedignos serão os dados de localização e histórico, mas também consumirá mais bateria. Sugerimos que utilize a atualização de 1 hora posicionamento poupança energia para garantir autonomia suficiente para alertas SOS. Sempre que pretender e em caso de necessidade pode solicitar manualmente uma atualização da posição.

Devido a fatores tecnológicos, todos os dispositivos GPS podem apresentar ligeiro erro de posição, com agravamento quando se encontra dentro de edifícios. Considere a posição dada pelo dispositivo como referência.

Localização histórica

Consulte a rota histórica do seu dispositivo nos últimos 90 dias através do menu Rota histórica.

Definir Cerca GPS

Através do menu Cerca GPS encontra opções para monitorizar a localização geográfica da Pulseira SOS ou Pendente SOS. Defina o centro do ponto, qual o raio (mínimo 100 metros, que pode aumentar ou diminuir pela barra com “-” ou “+”.

Agenda Telefónica

Configure os números que podem contactar com a sua Pulseira SOS ou Pendente SOS na Lista Telefónica dentro das Definições. Por motivos de segurança, números estranhos ao dispositivo serão barrados automáticamente. Nota: os números de emergência configurados podem contactar com o seu equipamento sem ser adicionados a esta lista.

Modo de segurança (apenas Pendente SOS)

Por motivos de segurança, a Pulseira SOS bloqueia o contacto de todos os números estranhos que não estejam registados como número SOS ou na lista telefónica. No Pendente SOS, poderá remover esta segurança através do menu Definições, Modo de segurança, com opções para Ligar ou Desligar.

Mensagens de Voz Walkie Talkie (apenas Pulseira SOS)

Pressione o Botão Microfone da Pulseira SOS no menu da app do smartphone e fale. Largue a tecla para enviar a mensagem de voz para o outro dispositivo. Encontre as mensagens de voz na app do smartphone em Conversação, e depois Conversa Voz, onde as pode ouvir e responder.

Monitorização saúde

Aceda ao menu Saúde para a gestão de dados de saúde:

  • batimento cardíaco e pressão sanguínea (apenas Pulseira SOS)
  • contador de passos
  • alarme para medicamentos
  • medição da temperatura corporal (apenas Pulseira SOS)
  • medição de oxigénio no sangue (apenas Pulseira SOS)

A medição do batimento cardíaco e pressão sanguínea faz-se manualmente através do menu “Freq Cardíaca e Pressão Arterial“. No canto superior direito, carregue na roda dentada de definições, e poderá enviar o comando para “Medir freq. cardíaca e pressão arterial“. Os resultados ficarão disponíveis em cerca de 2 minutos na página “Coração/PA

A medição da temperatura corporal faz-se manualmente através do menu “Temperatura Corporal“. No canto superior direito, carregue na roda dentada de definições, e poderá escolher o método de captação da temperatura, com opções para “Medir agora“, para definir um “Intervalo freq. medição” entre 1h até 12h, ou para definir uma “Medição por horários” a certas horas do dia todos os dias. Os resultados ficarão disponíveis em cerca de 2 minutos na página “Temperatura Corporal

Para o funcionamento correto dos sensores de saúde da Pulseira SOS, deverá garantir não só que o equipamento se encontra devidamente colocado e fixado no pulso do utilizador, mas que o mesmo se encontra num bom estado de manutenção e higienização evitando, por exemplo, a acumulação de partículas e sujidade que se acumula facilmente com um uso normal.

Deverá ter sempre em consideração que os valores de saúde obtidos pela Pulseira SOS servem para referência e nunca devem ser utilizados como base de referência para qualquer diagnóstico ou tratamento. Em caso de dúvida ou de necessidade, recomendamos a utilização de dispositivos devidamente calibrados e certificado para o efeito, com o respetivo acompanhamento médico.

Alarme de queda

Aceda ao menu Definições para a gestão do alarme de queda da sua Pulseira SOS ou Pendente SOS. Pode ligar, desligar esta funcionalidade em Interruptor alarme queda ou ajustar a sua sensibilidade em Configuração nível alarme queda de Nível 0 até Nível 6: quanto maior o nível, menor a sua sensibilidade.

Sempre que o dispositivo captar movimentos mais bruscos, dependendo do nível de sensibilidade definida, irá ser iniciado o procedimento de alarme e contactos SOS. O nível de sensibilidade ideal será diferente de caso para caso e de utilizador para utilizador, e irá variar de acordo com o seu estilo de vida e atividade. No caso de querer manter esta função ativa, teste qual o nível mais indicado para o seu perfil, procurando um nível de equilíbrio capaz de detetar potenciais alarmes efetivos de quedas e de risco, mas sem captar movimentos que possam ser falsos alarmes.

Modo de resposta atendimento mãos livres

Através do menu Definições pode definir Modo resposta para o utilizador carregar no botão microfone para atender (Pressionar para responder), ou então para atendimento automático sem ação do utilizador (Resposta automática mãos livres).

Monitorização de voz

Através do menu Conversação e Monitorização voz pode enviar um comando para que o seu dispositivo contacte um certo número de telemóvel que irá receber uma chamada. Nesta chamada pode monitorizar o ambiente do utilizador sem perturbar a sua vida normal e sem que ele o possa ouvir.

Através do menu Definições e Tocar o dispositivo faz com que a Pulseira SOS ou Pendente SOS comece a tocar.

Encontre o seu dispositivo

Através do menu Definições e Tocar o dispositivo faz com que a Pulseira SOS ou Pendente SOS comece a tocar.

Relógio falante (apenas Pulseira SOS)

Através do menu Definições pode ativar ou desativar a funcionalidade de relógio falante (em Inglês) no menu Relógio Falante. No caso de querer ajustar o relógio para o horário em Portugal, abra o menu Linguagem dispositivo e fuso horário para garantir que na segunda linha aparece -8.

Alerta de remoção do pulso (apenas Pulseira SOS)

Nas Definições, pode optar por ser notificado se o utilizador remover a Pulseira SOS do seu pulso. Na opção Remover alarme, a opção Fechar não envia notificações, ou Abrir para ativar notificações.

Definições gerais

No menu geral Definições pode ainda realizar outras ações tais como Reiniciar o dispositivo (opção Reiniciar remotamente), Desligar o dispositivo (opção Desligar remotamente) ou colocar com as Definições de fábrica (opção com o mesmo nome).

NOTAS IMPORTANTES

  • Podem existir atrasos causados pela qualidade do serviço da operadora de telecomunicações, que é alheio ao desempenho do dispositivo

INSTRUÇÕES DOS INDICADORES LED (PULSEIRA SOS E PET SOS)

Equipamento Ligado

  • Cor Vermelha (Rede)
    • Flash lento: à procura de sinal
    • Flash rápido: sinal recebido
  • Cor Azul (GPS)
    • Flash lento: a posicionar
    • Flash rápido: posição enviada

Equipamento A Carregar

  • Cor Vermelha
    • Flash lento: a carregar
    • Sempre ligado: completamente carregado
  • Cor Azul
    • Flash lento: a carregar
    • Sempre ligado: completamente carregado

Pouca Bateria

O indicador vermelho apresenta flashes lentos

NÃO CONSIGO ENVIAR COMANDOS PARA O MEU DISPOSITIVO PELA APP, APARECE SINAL OFFLINE, DESLIGADO OU DESABILITADO

Qualquer um destes sintomas evidencia que o dispositivo está desligado, ou não se encontra devidamente ligado à rede.

  • Certifique-se que o dispositivo se encontra ligado e devidamente carregado.
  • Certifique-se que o dispositivo tem um cartão de comunicações corretamente inserido e sem proteção de código PIN.
  • Certifique-se que o plano está ativo, desbloqueado, carregado e apto para fazer comunicações de voz, SMS e dados móveis.
  • Certifique-se que existe rede do operador do seu plano no local onde se encontra.
  • Se o seu equipamento consegue fazer e/ou receber chamadas de voz e aparece sinal offline, desligado ou desabilitado, certifique-se que o seu plano está com os dados móveis ativos.

Em algumas situações, algumas redes móveis não reconhecem automáticamente o IP do servidor, e neste caso será necessário o enviar SMS com o seguinte comando para o número do dispositivo SOS: pw,123456,ip,103.44.239.103,8888# Ao qual o dispositivo deverá responder ao seu comando, assumindo [ip,103.44.239.103,8888] ok! e deverá comecar a funcionar imediatamente.

Configurações APN

Nota: não realize esta operação no caso de não ter a certeza daquilo que está a fazer. Não temos registo até ao momento em Portugal de ter sido necessário recorrer a este procedimento para resolver qualquer problema de ligação.

Os nossos equipamentos estão pré-programados para reconhecer automaticamente a maior parte das redes de telecomunicações do mundo, no entanto, em alguns casos específicos poderá ser necessário configurar o acesso APN.

Pesquise na web, solicite ao seu operador ou introduza o seu cartão num smartphone para descobrir os códigos APN do seu cartão, nomeadamente: Nome APN; Utilizador APN; Password; MCC; MNC. Com o dispositivo ligado e cartão inserido, envie uma SMS de um número diferente para o número do dispositivo SOS com o seguinte comando: pw, 123456,apn,apndata,user,password,MCCMNC# No caso de o user e password APN serem em branco, deixe também em branco mantendo as vírgulas. Exemplo para Vodafone PT: pw,123456,apn,net2.vodafone.pt,,,26801# Deverá receber uma SMS de resposta e o equipamento deverá estar a funcionar.

O MEU DISPOSITIVO NÃO CARREGA CORRETAMENTE, PERDE A CARGA RAPIDAMENTE OU DESLIGA-SE SUBITAMENTE

Qualquer um destes sintomas pode evidenciar algum problema na forma como o equipamento está a receber a carga. No caso de se deparar com alguma destas dificuldades, verifique imediatamente se (1) o dispositivo se encontra devidamente limpo livre de poeiras e gorduras que podem acumular com o uso normal nos sensores e no contacto magnético, criando uma camada de barreira que dificulta ou impede a carga (2) que o cabo de carregamento magnético se encontra em bom estado, sem nós, cortes e/ou danos (3) limpe os pinos de contacto de carregamento do dispositivo utilizando um pano com álcool. Recomendamos ainda que teste novo ciclo de carga completo de 6h utilizando tomadas e transformadores de parede diferentes, garantindo que o contacto magnético se mantém devidamente fixado e que as luzes de carga estão devidamente acesas ao longo do processo. Por fim, revisite as definições do seu equipamento, nomeadamente no que diz respeito à frequência de atualização do GPS para o mínimo de 1 hora posicionamento poupança energia. Garantindo um correto carregamento do dispositivo e com um uso normal, a bateria do seu dispositivo deverá ter uma autonomia de, no mínimo, 20 horas. As novas versões dos dispositivos disponíveis a partir de 18 de Maio de 2022, deverão ter autonomia de mais dias, dependendo do modelo.

Continua com alguma dificuldade ou problema? Falta alguma informação relevante neste manual? Reporte para info@pulseiraSOS.pt e responderemos logo que possível.