MANUAL DE INSTRUÇÕES

configurar, usar e cuidar corretamente o seu dispositivo

MANUAL DE INSTRUÇÕES

Caso tenha optado por por adquirir qualquer um dos nossos dispositivos SOS sem o respetivo plano de comunicações incluído, ou sem a instalação do cartão, leia e siga atentamente os seguintes passos para uma correta instalação do cartão SIM no seu dispositivo Pulseira SOS V048, Pingente SOS V051, Relógio SOS V046, Pendente SOS V045 ou Pet SOS V043:

PLANO DE COMUNICAÇÕES E CARTÃO SIM

  • Certifique-se que o seu plano de comunicações é um plano desbloqueado com possibilidade de realizar comunicações de voz, SMS e com pelo menos 50 MB de dados móveis de internet mensais
  • Certifique-se que o cartão SIM que vai introduzir não está protegido com qualquer código PIN, para que o seu dispositivo o consiga reconhecer
  • Para remover o código PIN, insira o cartão Nano SIM num telemóvel e procure a definição para alterar ou remover o código PIN
    • Dica: No menu menu “Definições” do seu telefone, procure pelas definições de “Segurança” -> “Outras definições de segurança” -> “Configurar bloqueio SIM”. Confirme a desativação inserindo o PIN do cartão atual. Nota: as definições variam de equipamento para equipamento, e de versão para versão. Se tiver dificuldades pesquise no Google como desativar o pin no seu equipamento específico.

INSTALAÇÃO DO CARTÃO SIM

  • Certifique-se que o seu equipamento se encontra desligado
  • Abra a ranhura para cartão Nano SIM do dispositivo SOS, removendo com precisão os 2 parafusos utilizando a chave de fendas fornecida
  • Cuidadosamente, insira o cartão Nano SIM na posição conforme mostra a imagem (Pulseira SOS) até fixar com clique
  • Conforme mostra a imagem, o chip do cartão deverá encontrar-se virado para cima, em todos os dispositivos
  • Conforme mostra a imagem, no caso da Pulseira SOS o recorte do cartão SIM está virado para cima. No Pingente SOS, Relógio SOS ou Pendente SOS o recorte está virado para baixo. No Pet SOS o recorte está virado para a direita
  • Coloque novamente a peça na direção correta e aperte os parafusos para selar a ranhura para o cartão Nano SIM, caso contrário o efeito à prova de água e poeiras do dispositivo será afetado
  • Pressione o botão SOS da Pulseira SOS, Pingente SOS, Relógio SOS ou Pendente SOS até vibrar
  • O equipamento deve tocar e as luzes indicadoras acendem
  • Nota: deve efetuar esta operação sempre com o dispositivo desligado
  • (!!!) Nota importante: esta operação deverá ser realizada com precisão e cuidado: uma instalação mal realizada poderá danificar o leitor de cartões, e inviabilizar permanentemente o dispositivo e a respetiva garantia
  • (!!!) Nota importante: a instalação de cartão de cliente é de inteira responsabilidade do cliente

TESTES INICIAIS

  • Nesta fase o equipamento deverá estar operacional: experimente realizar uma chamada de voz para o número associado ao plano de comunicações do cartão SIM que inseriu e o seu dispositivo deverá tocar
  • Dependendo do(s) seu(s) equipamento (s) smartphone ou tablet, instale a aplicação móvel Reachfar via Google Play Store (Android) ou Apple Store (Apple) para prosseguir com as configurações do seu botão de emergência Pulseira SOS, Pingente SOS, Relógio SOS, Pendente SOS ou Pet SOS. Clique nos logótipos abaixo para aceder à respetiva aplicação na store
  • Poderá ainda utilizar o acesso via web, apesar de se recomendar o acesso via app por ser mais completo
  • Desde Outubro de 2021 que esta aplicação se encontra disponível em português de Portugal
  • Antes do primeiro uso, recomenda-se uma carga de 4-5 horas, utilizando um carregador qualificado de 5V 1A para evitar danos no dispositivo
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APP

  • Realize o login na App utilizando o ID com 10 dígitos no autocolante enviado com o seu dispositivo
  • Por defeito, a Password inicial é 123456, e recomendamos a sua alteração no menu da app

CONFIGURAÇÕES NA APP

Nota importante: para configurar o dispositivo na app, ele tem que estar ligado e com ligação à rede através de dados móveis.

Neste momento, deverá conseguir abrir a App, e verificar no menu inicial após o login que ele se encontra devidamente ligado e com rede disponível (aparecendo o estado “em movimento” ou “parado” e com a percentagem de bateria”). Não consegue enviar comandos para o seu dispositivo pela app, aparece sinal offline, desligado ou desabilitado? Consulte a resposta a esta questão, no final desta página.

Alterar password

Por motivos de segurança, recomendamos que altere a password em no menu Definições e Alterar Password.

Definir Números de Emergência

Aceda ao menu Definições, e depois Definir número SOS. Irá abrir um quadro para inserir 3 números de telefone para contacto:

  • o primeiro campo define o telefone a contactar ao pressionar o Botão Contacto Rápido 1;
  • o segundo campo define o telefone a contactar ao pressionar o Botão Contacto Rápido 2;
  • o terceiro campo define o terceiro telefone a contactar no procedimento SOS, no caso de falharem as tentativas de chamada para os contactos 1 e 2.

O Pendente SOS não dispõe de botões dedicados para contactos rápidos, mas são utilizados os mesmos 3 números de telefone em caso de uso do procedimento SOS.

Dependendo do seu modelo, pode ainde definir um número de monitorização, para onde serão enviados alertas SMS, pelo menu Definições, e depois Número de monitorização principal. Pode ainda Ligar ou Desligar o envio de avisos SMS.

Menu Inicial

Após o login, surgem várias opções no menu inicial. No topo existe informação da percentagem de carga da bateria e do estado do dispositivo (parado indica que o equipamento se encontra parado no mesmo local; em movimento indica que ele se encontra em movimento no mapa). Em ambos os casos significa que a Pulseira ou o Pendente se encontra online. Caso contrário indica que se encontra desligado.

Localização em tempo real

Para ver a localização mais recente do dispositivo selecione o ícone Localizador GPS. Peça o seu positionamento atual ao carregar na roda dentada do canto superior direito, e depois em Atualizar posição. Aguarde uns segundos (cerca de 40 segundos) pela atualização da posição no mapa.

Defina ainda o Intervalo atualização da posição do dispositivo, e pode escolher entre as seguintes opções:

  • 1 minuto posicionamento rápido
  • 10 minutos posicionamento standard
  • 1 hora posicionamento poupança energia
  • 12 horas posicionamento poupança energia

Quanto mais curto for o intervalo para atualização da informação, mais fidedignos serão os dados de localização e histórico, mas também consumirá mais bateria. Sugerimos que utilize a atualização de 1 hora posicionamento poupança energia para garantir autonomia suficiente para alertas SOS. Sempre que pretender e em caso de necessidade pode solicitar manualmente uma atualização da posição.

Devido a fatores tecnológicos, todos os dispositivos GPS podem apresentar ligeiro erro de posição, com agravamento quando se encontra dentro de edifícios. Considere a posição dada pelo dispositivo como referência.

Localização histórica

Consulte a rota histórica do seu dispositivo nos últimos 90 dias através do menu Rota histórica.

Definir Cerca GPS

Através do menu Cerca GPS encontra opções para monitorizar a localização geográfica do seu dispositivo. Defina o centro do ponto, qual o raio (mínimo 100 metros, que pode aumentar ou diminuir pela barra com “-” ou “+”.

Agenda Telefónica

Configure os números que podem contactar com a sua Pulseira SOS, Pingente SOS ou Pendente SOS na Lista Telefónica dentro das Definições. Por motivos de segurança, números estranhos ao dispositivo serão barrados automáticamente. Nota: os números de emergência configurados podem contactar com o seu equipamento sem ser adicionados a esta lista.

Modo de segurança

Por motivos de segurança, a primeira geração da Pulseira SOS bloqueia o contacto de todos os números estranhos que não estejam registados como número SOS ou na lista telefónica. Na sua geração atual, todos os dispositovos permitem ativar ou remover esta segurança através do menu Definições, Modo de segurança, com opções para Ligar ou Desligar.

Mensagens de Voz Walkie Talkie (apenas Pulseira SOS)

Pressione o Botão Microfone da Pulseira SOS no menu da app do smartphone e fale. Largue a tecla para enviar a mensagem de voz para o outro dispositivo. Encontre as mensagens de voz na app do smartphone em Conversação, e depois Conversa Voz, onde as pode ouvir e responder.

Monitorização saúde

Aceda ao menu Saúde para a gestão de dados de saúde:

  • batimento cardíaco e pressão sanguínea (Pulseira SOS e Relógio SOS)
  • contador de passos
  • alarme para medicamentos
  • medição da temperatura corporal (Pulseira SOS e Relógio SOS)
  • medição de oxigénio no sangue (Relógio SOS)

A medição do batimento cardíaco e pressão sanguínea faz-se manualmente através do menu “Freq Cardíaca e Pressão Arterial“. No canto superior direito, carregue na roda dentada de definições, e poderá enviar o comando para “Medir freq. cardíaca e pressão arterial“. Os resultados ficarão disponíveis em cerca de 2 minutos na página “Coração/PA

A função de contador de passos está disponível no menu “Contador de Passos“. No canto superior direito, carregue na roda dentada de definições, devendo definir os parâmetros Tempo, Passada (cm) e Peso relativos ao utilizador. O Tempo define o periodo de tempo para contar os passos (para o dia inteiro, configure desde as 00:00 até 23:59), a Passada define o número de centímetros de cada passada do utilizador, e o Peso o número de kilos do utilizador. Este menu serve ainda para ativar ou desativar esta função. Nota: os passos são estimados através do movimento, velocidade e ângulos realizados pelo dispositivo SOS, sendo que o resultado poderá não ser fidedigno se, por exemplo, o braço balançar demasiado.

A medição da temperatura corporal faz-se manualmente através do menu “Temperatura Corporal“. No canto superior direito, carregue na roda dentada de definições, e poderá escolher o método de captação da temperatura, com opções para “Medir agora“, para definir um “Intervalo freq. medição” entre 1h até 12h, ou para definir uma “Medição por horários” a certas horas do dia todos os dias. Os resultados ficarão disponíveis em cerca de 2 minutos na página “Temperatura Corporal

Para o funcionamento correto dos sensores de saúde da Pulseira SOS e Relógio SOS, deverá garantir não só que o equipamento se encontra devidamente colocado e fixado no pulso do utilizador em repouso, mas que o mesmo se encontra num bom estado de manutenção e higienização evitando, por exemplo, a acumulação de partículas e sujidade que se acumula facilmente com um uso normal.

Deverá ter sempre em consideração que as várias funções de saúde e respetivos resultados obtidos através dos dispositivos SOS servem para referência, podem não ser precisos e nunca devem ser utilizados como indicador para qualquer diagnóstico ou tratamento. Em caso de necessidade, recomendamos a utilização de dispositivos devidamente calibrados e certificados para o efeito, recorrendo ao acompanhamento médico adequado.

Alarme de queda

Aceda ao menu Definições para a gestão do alarme de queda da sua Pulseira SOS, Pingente SOS, Relógio SOS ou Pendente SOS. Pode ligar, desligar esta funcionalidade em Interruptor alarme queda ou ajustar a sua sensibilidade em Configuração nível alarme queda de Nível 0 até Nível 6: quanto maior o nível, menor a sua sensibilidade: isto significa que o nível 0 é muito sensível e o nível 6 menos sensível.

O alarme de queda funciona como um sensor de movimentos. Sempre que o dispositivo captar movimentos mais bruscos do que o esperado, dependendo do nível de sensibilidade definida, irá disparar e iniciar o procedimento de alarme e contactos SOS.

O nível de sensibilidade ideal será diferente de caso para caso, de utilizador para utilizador e dispositivo para dispositivo. Vai variar de acordo com o estilo de vida, atividade e movimentos do seu utilizador. Nem sempre uma queda provoca um movimento brusco, e nem sempre um movimento brusco significa uma queda. No caso de querer utilizar e manter esta função ativa, teste qual o nível mais indicado para o seu perfil, procurando um nível de equilíbrio capaz de detetar potenciais alarmes efetivos de quedas e de risco, mas sem captar demasiados movimentos que possam ser falsos alarmes.

Em caso de existir um falso alarme detetado pelo utilizador, o próprio pode a qualquer momento cancelar as tentativas de contactos de SOS.

Modo de resposta atendimento mãos livres

Através do menu Definições pode definir Modo resposta para o utilizador carregar no botão microfone para atender (Pressionar para responder), ou então para atendimento automático sem ação do utilizador (Resposta automática mãos livres).

Monitorização de voz

Através do menu Conversação e Monitorização voz pode enviar um comando para que o seu dispositivo contacte um certo número de telemóvel que irá receber uma chamada. Nesta chamada pode monitorizar o ambiente do utilizador sem perturbar a sua vida normal e sem que ele o possa ouvir.

Através do menu Definições e Tocar o dispositivo faz com que a Pulseira SOS, Pingente SOS, Relógio SOS ou Pendente SOS comece a tocar.

Encontre o seu dispositivo

Através do menu Definições e Tocar o dispositivo faz com que a Pulseira SOS, Pingente SOS, Relógio SOS ou Pendente SOS comece a tocar.

Relógio falante

Através do menu Definições pode ativar ou desativar a funcionalidade de relógio falante (em Inglês) no menu Relógio Falante. No caso de querer ajustar o relógio para o horário em Portugal, abra o menu Linguagem dispositivo e fuso horário (ver ponto abaixo)

Interruptor tempo

No menu Definições, opção Interruptor Tempo, é possível calendarizar dias e horas específicos para que o seu dispositivo se desligue automaticamente. A barra verde no topo significa que a função está ativa. Se a barra estiver branca, a função encontra-se desligada.

Linguagem dispositivo

Na opção Linguagem dispositivo e fuso horário que se localiza dentro do menu Definições pode escolher a língua do seu dispositivo entre Inglês e Chinês, que afeta a função Relógio Falante disponível na Pulseira SOS, Relógio SOS e Pingente SOS. No Relógio SOS, vai ainda afetar a linguagem dos menus do seu ecrã táctil. Nota: a linguagem da app de configuração está disponível em Português de Portugal e ajusta automáticamente consoante a língua escolhida no seu equipamento.

Fuso horário

Ao abrir a opção de Definições, e depois Linguagem dispositivo e fuso horário, vai surgir um quadro cuja segunda linha apresenta um valor numérico. Para que o dispositivo assuma o horário certo de Portugal Continental, deverá colocar “0” para assumir o horário de inverno ou “1” para o horário de verão. Algumas versões dos nossos dispositivos poderão ser acertados definindo este valor como “-8”.

Alerta de remoção do pulso (Pulseira SOS e Relógio SOS)

Nas Definições, pode optar por ser notificado se o utilizador remover a Pulseira SOS do seu pulso. Na opção Remover alarme, a opção Fechar não envia notificações, ou Abrir para ativar notificações.

Definições gerais

No menu geral Definições pode ainda realizar outras ações tais como Reiniciar o dispositivo (opção Reiniciar remotamente), Desligar o dispositivo (opção Desligar remotamente) ou colocar com as Definições de fábrica (opção com o mesmo nome).

INSTRUÇÕES DOS INDICADORES LED (PULSEIRA SOS, PINGENTE SOS E PET SOS)

Equipamento Ligado

  • Cor Vermelha (Rede)
    • Flash lento: à procura de sinal
    • Flash rápido: sinal recebido
  • Cor Azul (GPS)
    • Flash lento: a posicionar
    • Flash rápido: posição enviada

Equipamento A Carregar

  • Cor Vermelha
    • Flash lento: a carregar
    • Sempre ligado: completamente carregado
  • Cor Azul
    • Flash lento: a carregar
    • Sempre ligado: completamente carregado

Pouca Bateria

O indicador vermelho apresenta flashes lentos

QUE CUIDADOS DEVO TER COM O MEU DISPOSITIVO?

Qualquer um dos nossos dispositivos SOS está desenvolvido para oferecer simplicidade máxima aliada à resistência e robustez necessárias para acompanhar a exigente vida do seu utilizador, seja ele criança, adulto, idoso, ou pet. Apesar nem sempre parecer, não nos podemos esquecer que estamos perante equipamentos tecnológicos complexos e que exigem certos cuidados para que se evitem avarias provocadas por mau uso e para que se possa prolongar a sua longevidade e vida útil, permitindo ainda manter a sua garantia.

Informe-se sobre os Termos & Condições aplicáveis, e consulte o nosso Manual de Instruções onde encontra detalhes sobre instalação, utilização, configuração, cuidados a ter com o seu dispositivo, entre outra informação importante. A Pulseira SOS disponibiliza as soluções tecnológicas de SOS apresentadas e providencia online toda a informação necessária para o seu uso adequado, não podendo ser responsabilizada por problemas ou dificuldades originados por qualquer incapacidade técnica com o seu correto manuseamento. O cliente ou cliente-utilizador deverá informar-se e garantir que é capaz de assegurar os conhecimentos técnicos necessários para configurar e usar o produto, promovendo o seu funcionamento eficaz.

Recomenda-se vivamente a realização de manutenções higiénicas e limpezas periódicas e regulares ao seu aparelho mantendo-o livre de sujidade, poeiras, água, suor, cremes e/ou gorduras que acumulam em algumas zonas, nomeadamente nos sensores e nos pinos de carregamento. O desenvolvimento e acumular de sujidade desgastam e obstruem os contactos que dificultam ou impedem o correto carregamento do dispositivo, que por sua vez irá provocar danos irreversíveis nos seus pinos de carregamento e na sua bateria. É recomendável a utilização cuidadosa de um pano de microfibras suave e limpo que poderá utilizar por todo o dispositivo, mas com particular importância nestes pinos de contacto de carregamento. Dependendo do nível de acumulação de gordura ou lixo, poderá ocasionalmente humedecer ligeiramente o pano com alcoól isopropanol 99,9%. Não efetue fricção excessiva. Não utilize alcool em excesso, ou outros produtos como diluentes, gasolina ou produtos de limpeza que são abrasivos e irão danificar permanentemente o seu dispositivo. O acumular de sujidade varia com o uso, de pele para pele e de utilizador para utilizador. Uma avaria provocada pelo desgaste ou oxidação dos pinos de carregamento não tem reparação e é habitualmente resultado de um mau estado de manutenção que não está coberto pela garantia.

Os vários equipamentos SOS que dispomos estão desenvolvidos e testados à prova de água e poeiras IP67. Esta funcionalidade é conseguida quando garantida a estanquicidade do mesmo, ou seja, deverá garantir que qualquer tampa ou ranhura se encontre devidamente fechada, selada, instalada no sentido correto, com os parafusos bem apertados e em bom estado de conservação (ex: tampa com parafusos para instalação de cartão SIM). Verifique regularmente e minuciosamente que a integridade do seu dispositivo se mantém inatacada, livre de amolgadelas, danos ou rachas que possam permitir entrada de água. A certificação IP67 garante que o seu dispositivo está protegido até imersão temporária de água até 1 metro por 30 minutos. Porém, o contacto continuado com humidade, água ou suor vai danificar o seu dispositivo. Entre outras possibilidades, há uma grande probabilidade dos contactos de carregamento oxidarem e o dispositivo deixar de carregar. A entrada de água no seu dispositivo irá danificar o seu dispositivo e não deverá em circunstância alguma utilizar ou carregar o seu equipamento nestas condições. Qualquer vestígio de água e/ou suor deve ser imediatamente limpo do dispositivo. A certificação IP não garante a resistência em águas salgadas: se o deixar cair no mar e depois lavar com água doce, provavelmente não haverá problema, mas sem garantias.

Tal como qualquer equipamento que funcione com baterias, recomenda-se que não sujeite o seu dispositivo a temperaturas elevadas. Temperaturas acima dos 40 graus centígrados afetam o seu desempenho e a sua durabilidade. Prefira carregamentos parciais e evite ao máximo a descarga completa do seu dispositivo. O estado que maximiza a longevidade da sua bateria prefere que a carga da bateria se mantenha entre os 20 a 80%. Não utilize carregadores de elevada voltagem e prefira sempre os carregamentos lentos, com potência até 5W. Ao carregar o seu equipamento, evite danos irrecuperáveis no seu dispositivo utilizando transformadores em bom estado e compatíveis com 5V 1A. Usar um transformador incompatível pode resultar em danos ao dispositivo e, em alguns casos, representar um risco de segurança. Adquira-o diretamente do fabricante ou através de fontes confiáveis. Evite carregar o seu equipamento por mais de 12 horas seguidas. Todas as baterias perdem energia por auto-descarga ao longo do tempo. Mesmo se o seu dispositivo não estiver em uso, recomendamos o correto armazenamento em lugar seco e que a bateria seja carregada pelo menos a cada dois meses. Uma bateria drenada de energia irá entrar em modo de auto-proteção e será mais difícil de voltar a carregar.

No caso de se deparar com dificuldades no carregamento ou com a bateria do seu dispositivo, consulte o ponto “O MEU DISPOSITIVO NÃO CARREGA CORRETAMENTE, PERDE A CARGA RAPIDAMENTE OU DESLIGA-SE SUBITAMENTE” mais abaixo nesta página.

O mesmo conceito se aplica a eventuais quedas: a construção dos nossos dispositivos é robusta. Não será fácil que avariem. No entanto, avarias ocorridas provocadas por quedas podem afetar o seu funcionamento, são consideradas como mau uso e também não são cobertas por garantia.

Recomenda-se ainda precaução extrema na realização de qualquer operação de manuseamento técnico do dispositivo, como por exemplo, na instalação de um cartão SIM. Uma má operação técnica poderá danificar permanentemente o seu dispositivo e inviabilizar a sua garantia.

Não deverá, em circunstância alguma, abrir o seu dispositivo. Perderá automáticamente o direito à sua garantia.

Pare imediatamente de usar se sentir algo de errado com o seu dispositivo (ex: sobreaquecimento, contacto com líquidos após queda e/ou verificação de fissura)

Nos termos do disposto no Decreto-Lei n. 84/2021 de 18 de Outubro (que regula os direitos do consumidor na compra e venda de bens transpondo as Diretivas UE 2019/771 e UE 2019/770), todos os equipamentos comercializados pela Pulseira SOS após 01/01/2022 estão abrangidos por uma garantia de conformidade dos bens correspondente a um período de 3 (três) anos. Exceptuam-se destes casos as compras efetuadas para uso profissional/ compras de empresa, cujo prazo de garantia são 6 meses.

Continua com problemas e pretende ativar a sua garantia? Conheça em detalhe as nossas condições de Garantia e Pós Venda nos Termos & Condições.

OUTRAS PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA AO UTILIZAR UM DISPOSITIVO SOS

Informamos ainda sobre algumas precauções de segurança que deve considerar ao utilizar um dispositivo tecnológico com baterias de lítio, conforme são integradas nos equipamentos que comercializamos em pulseirasos.pt

O uso incorreto ou indevido destes equipamentos pode provocar acidentes pessoais e danos materiais indesejáveis. Para garantir a segurança dos utilizadores e para garantir uma experiência positiva prolongando a vida útil do seu dispositivo (mantendo a sua garantia), certifique-se que lê atentamente as informações que se seguem:

  • Não utilize cabos de alimentação ou fichas danificadas, nem tomadas elétricas soltas
  • Não toque nos cabos de alimentação, fichas ou tomadas elétricas com as mãos molhadas ou quaisquer outras partes corporais molhadas
  • Não puxe excessivamente o cabo de alimentação ao desligá-lo
  • Utilize baterias, carregadores, acessórios e materiais oficiais ou equivalente com as voltagens adequadas
  • Não deixe o dispositivo cair nem o submeta a impactos excessivos
  • Não armazene o dispositivo perto de aquecedores, micro-ondas, equipamentos de cozinha quentes ou recipientes de alta pressão
  • Não utilize nem armazene o seu dispositivo em áreas com elevadas concentrações de pó ou materiais suspensos no ar
  • Evite que os conectores do dispositivo e carregador entrem em contacto com materiais condutores, tais como líquidos, pó, pós metálicos e minas
  • Não toque no conector universal com ferramentas pontiagudas nem submeta o conector a impactos
  • Não morda nem chupe o dispositivo ou a bateria
  • Não utilize o dispositivo ao ar livre durante uma trovoada
  • Não utilize o dispositivo perto de dispositivos ou qualquer equipamento que possa emitir radiofrequências, tais como sistemas de som ou torres de rádio
  • Desligue o dispositivo em ambientes potencialmente explosivos
  • Mantenha o seu dispositivo seco
  • Não guarde o dispositivo juntamente com objetos metálicos, como moedas, chaves e jóias
  • Não armazene o dispositivo próximo de campos magnéticos
  • Evite o contacto com o dispositivo em caso de sobreaquecimento. Caso contrário, o sobreaquecimento poderá provocar queimaduras de baixa temperatura, vermelhidão e pigmentação da pele
  • Não deixe cair o dispositivo nem o submeta a impactos
  • Não desmonte, modifique nem repare o seu dispositivo
  • Não utilize o seu dispositivo num local, aeronave ou em qualquer equipamento automóvel que possa ser alvo de interferências por radiofrequência.

O MEU DISPOSITIVO NÃO LIGA, SOBREAQUECE, NÃO CARREGA CORRETAMENTE, PERDE A CARGA RAPIDAMENTE OU DESLIGA-SE SUBITAMENTE

Qualquer um destes sintomas deverá evidenciar que o equipamento está sem bateria ou que tem alguma dificuldade na forma como recebe a carga.

No caso de se deparar com algum problema desta natureza, verifique imediatamente se:

(1) O dispositivo se encontra devidamente limpo livre de sujidade, pó, poeiras, água, suor, gorduras e/ou qualquer partícula ou sujidade que acumulam com o uso normal nos sensores e no contacto magnético, criando uma camada de barreira que dificulta ou impede a carga, podendo levar a sobreaquecimento (neste caso deve imediatamente parar de o usar);

(2) O dispositivo conserva a sua integridade e estanquicidade, e não tem qualquer tipo de dano, abertura ou fissura. Verifique cuidadosamente a integridade total do seu equipamento. Um equipamento partido ou fissurado poderá avariar permanentemente, especialmente se voltar a ter algum contacto com água ou qualquer tipo de líquidos. Qualquer fissura, mesmo sendo impercetível, é suficiente para causar danos irreversíveis ao equipamento;

(3) O dispositivo conserva o saudável estado dos pinos de carregamento e do carregador, livres de oxidação. (ver exemplo foto abaixo: à esquerda equipamento com pinos fraco nível de conservação, à direita equipamento pinos estado saudável);

pinos-comparacao

(4) O cabo de carregamento magnético se encontra em bom estado, sem nós, cortes e/ou danos;

(5) A tomada de parede e o transformador de carga são de qualidade comprovada e ajustam-se à voltagem de carregamento (5V 1A), e se encontram em bom estado e normal funcionamento;

(6) O contacto de carregamento do cabo e do seu dispositivo está seguro.

(7) Certifique-se ainda que a função Interruptor Tempo, dentro do menu Definições, se encontra desligada.

Sugestão de resolução: Verificada a conformidade dos pontos anteriores limpe os pinos de contacto de carregamento do dispositivo utilizando um pano humedecido ligeiramente com álcool isopropanol 99,9% (consulte o ponto anterior dos cuidados a ter com o seu dispositivo). De seguida, teste novo ciclo de carga completo de 6h utilizando tomadas e transformadores de parede diferentes, garantindo que o contacto magnético se mantém devidamente fixado e que as luzes de carga estão devidamente acesas ao longo do processo. Revisite ainda as definições do seu equipamento, nomeadamente no que diz respeito à frequência de atualização do GPS para o mínimo de 1 hora posicionamento poupança energia.

O seu equipamento e carregadores estão em bom estado, mas o dispositivo não carrega? O equipamento teve desligado e sem uso durante tempo prolongado? É provável que a sua bateria esteja totalmente drenada. Neste caso, a bateria entrará em modo de autoproteção e será mais difícil que o dispositivo volte a carregar, podendo ser necessário insistir com várias tentativas de carga até que volte a reativar e a demonstrar sinais de vida retomando o seu funcionamento. Sugestão: com o dispositivo devidamente higienizado- nomeadamente nos pinos de carga-, pressione no botão SOS durante 5 segundos (no caso do Pingente SOS, pressione o botão reset durante 1 segundo). De seguida, use a cabeça do carregador magnético e ligue ao dispositivo 5 vezes, cada vez durante 5 segundos. Prossiga com uma carga normal de 2 horas. Possivelmente irá conseguir recuperar o dispositivo com este procedimento (eventualmente até após várias tentativas).

Não dispense também a leitura dos pontos “QUE CUIDADOS DEVO TER COM O MEU DISPOSITIVO?” e “O MEU DISPOSITIVO NÃO LIGA, SOBREAQUECE, NÃO CARREGA CORRETAMENTE, PERDE A CARGA RAPIDAMENTE OU DESLIGA-SE SUBITAMENTE” disponíveis neste manual.

O enquadramento na garantia e direito a assistência técnica não contempla equipamentos que evidenciem sinais de mau uso, e/ou qualquer outro problema causado pelo Cliente ou pelo utilizador do equipamento que possa ter causado o mau funcionamento do artigo (exemplo: queda, operação técnica mal realizada, humidade, fissuras, mau estado de manutenção ou uso indevido).

Caso o bem adquirido apresente alguma desconformidade, defeito ou avaria, o Cliente deverá comunicar a situação através de e-mail, informando o número da sua encomenda, a descrição do defeito ou mau funcionamento, e juntando fotografias e/ou vídeo que permitam constatar as desconformidades, defeito ou avaria comunicadas.

O MEU DISPOSITIVO BLOQUEOU, MANTÉM AS LUZES ACESAS (SEM ESTAR EM CARGA), NÃO RESPONDE, NÃO O CONSIGO DESLIGAR/REINICIAR.

Qualquer um dos sintomas mencionados poderão significar que o dispositivo crashou e necessita de ser reiniciado. Em alguns casos, o equipamento consegue colocar-se operacional sem necessidade de qualquer ação. Em outros casos, será necessário forçar o seu reiniciar. Para reiniciar o Pingente SOS V051 utilize o botão de reset dedicado na frente, inserindo ferramenta estreita (ex: clip, ponta de um lápis afiado) no orifício para pressionar o botão cerca de 1 segundo. Nos restantes modelos que não dispõem de botão de reset, o reiniciar do equipamento é possível após remoção do cartão SIM, mantendo pressionado o botão de SOS para desligar/reiniciar.

COMO POSSO PROLONGAR A AUTONOMIA DA BATERIA DO MEU EQUIPAMENTO?

A durabilidade da bateria depende de várias condições e proporcionam resultados bastante diferentes de utilizador para utilizador, e não implicam necessariamente alguma avaria ou desconformidade com o aparelho ou com a bateria. Algumas destas condições são controláveis pelo cliente/utilizador enquanto que outras são mais difíceis de controlar.

Um dos fatores mais determinantes para a autonomia dos nossos dispositivos de SOS é o sinal de rede, que depende do operador de telecomunicações e do local onde se encontra. Se o sinal de rede móvel no local for baixo ou inexistente, o dispositivo vai estar sempre no processo de procura de rede e vai consumir exponencialmente mais bateria. O processo de procura de rede drena a bateria e o impacto na sua duração será muito significativo, reduzindo até 6 ou 7 vezes a autonomia de uso normal estimado. Se possível, utilize o equipamento num local com mais rede para melhorar a duração da sua carga.

Há, no entanto, outros detalhes importantes que deverá considerar para prolongar a autonomia e/ou longevidade da bateria do seu aparelho:

  • Atualização GPS: aumente o intervalo de atualização do GPS através da app, no menu Localizador GPS, carregando na roda dentada do canto superior direito, escolha um Intervalo de atualização superior. Não é possível desligar o GPS por completo.
  • Definições de saúde: verifique se as definições de saúde do seu equipamento (se aplicável) está a realizar operações de monitorização frequentes (ex: sensores de temperatura) que consomem mais carga.
  • Alarme de quedas: desligar o alarme de quedas reduz a utilização de sensores no equipamento e gasta menos bateria.
  • Carga: certifique-se que o processo de carregamento do seu dispositivo é correto, verifique e garanta uma ligação estável e o tempo adequado de carga. Adopte as práticas “QUE CUIDADOS DEVO TER COM O MEU DISPOSITIVO?” e “OUTRAS PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA AO UTILIZAR UM DISPOSITIVO SOS” explicadas e recomendadas neste manual.
  • Uso: quanto mais intensivamente utilizar as várias funções do dispositivo (ex: chamadas, movimentos, alarmes de queda, sensores de saúde, entre outros) menor será a duração da bateria.

Estimativa de autonomia* de uso normal para cada modelo:

  • Pulseira SOS V048 – autonomia estimativa de uso normal 2-4 dias (até 8 em standby) – capacidade da bateria 1.000mAh
  • Pingente SOS V051 – autonomia estimativa de uso normal 2-4 dias (até 8 em standby) – capacidade da bateria 1.000mAh
  • Relógio SOS V046 – autonomia estimativa de uso normal 1-3 dias (até 5 em standby) – capacidade da bateria 600mAh
  • Pet SOS V043 – autonomia estimativa de uso normal 1-3 dias (até 7 em standby) – capacidade da bateria 500mAh

* É considerado um uso normal ou previsível aquele realizado em local com condições de rede favoráveis e onde o equipamento tem utilização moderada, com realização de uma chamada diária (cerca de 15 segundos), definições de atualização do GPS a 12h e sem recurso ao uso de sensores de saúde e outras funções. Pressupõe ainda dispositivo corretamente carregado e em condição conservação e manutenção ideais. A utilização de dispositivos em locais com fraco sinal GSM vai drenar a bateria 6 a 7 vezes mais rápido.

Estimativa de autonomia de uso normal para modelos descontinuados:

  • Pulseira SOS V048 (Gen1) – autonomia estimativa de uso normal 1-2 dias (até 4 em standby) – capacidade da bateria 1.000mAh
  • Pendente SOS V046 (Gen1) – autonomia estimativa de uso normal 1 dia (até 3 em standby) – capacidade da bateria 600mAh
  • Pendente SOS V046 (Gen2) – autonomia estimativa de uso normal 2-4 dia (até 7 em standby) – capacidade da bateria 600mAh

NÃO CONSIGO ENVIAR COMANDOS PARA O MEU DISPOSITIVO PELA APP, APARECE SINAL OFFLINE, DESLIGADO OU DESABILITADO

A existência de qualquer um destes sintomas evidencia que o dispositivo está desligado, ou não se encontra devidamente ligado à rede.

  • Certifique-se que o dispositivo se encontra ligado e devidamente carregado.
  • Certifique-se que o dispositivo tem um cartão de comunicações corretamente inserido e sem proteção de código PIN.
  • Certifique-se que o plano está ativo, desbloqueado, carregado e apto para fazer comunicações de voz, SMS e dados móveis.
  • Certifique-se que existe rede de voz e rede de dados móveis do operador do seu plano no local onde se encontra.
  • Se o seu equipamento consegue fazer e/ou receber chamadas de voz e aparece sinal offline, desligado ou desabilitado, certifique-se que o seu plano está com os dados móveis ativos.

Dependendo do local de uso e da qualidade de rede do operador plano que utilizar, é possível ocorrer situações em que o dispositivo está plenamente funcional para efetuar e receber comunicações de voz (tem rede de voz), mas pode estar indisponível para comunicações de dados (não tem dados móveis). Neste caso, apesar de conseguir fazer as chamadas de SOS, poderá ter dificuldade em monitorizar e enviar comandos através da App, podendo mesmo aparecer na App como “Desligado”.

Em algumas situações, algumas redes móveis (verificado com redes MEO ou NOS) não reconhecem automaticamente o IP do servidor, e neste caso será necessário o enviar SMS com o seguinte comando para o número do cartão SIM inserido no dispositivo SOS:

pw,123456,ip,47.106.163.223,8888#

Ao qual o dispositivo deverá responder ao seu comando, assumindo [ip,47.106.163.223,8888] ok! e deverá começar a funcionar imediatamente. Deverá garantir que a SMS se encontra corretamente redigida, sem trocar nenhum número, sem incluir espaços, e sem trocar qualquer ponto por vírgula, por exemplo.

(!!!) Nota importante: qualquer operação técnica realizada no dispositivo, nomeadamente instalação e manuseamento de cartão SIM deverá ser realizada com precisão e cuidado: uma instalação mal realizada poderá danificar o leitor de cartões, e inviabilizar permanentemente o dispositivo e a respetiva garantia. A instalação de cartões não fornecidos por nós é de inteira responsabilidade do cliente.

Configurações APN

Nota: não realize esta operação no caso de não ter a certeza daquilo que está a fazer. Não temos registo até ao momento em Portugal de ter sido necessário recorrer a este procedimento para resolver qualquer problema de ligação.

Os nossos equipamentos estão pré-programados para reconhecer automaticamente a maior parte das redes de telecomunicações do mundo, no entanto, em alguns casos específicos poderá ser necessário configurar o acesso APN.

Pesquise na web, solicite ao seu operador ou introduza o seu cartão num smartphone para descobrir os códigos APN do seu cartão, nomeadamente: Nome APN; Utilizador APN; Password; MCC; MNC. Com o dispositivo ligado e cartão inserido, envie uma SMS de um número diferente para o número do dispositivo SOS com o seguinte comando: pw, 123456,apn,apndata,user,password,MCCMNC# No caso de o user e password APN serem em branco, deixe também em branco mantendo as vírgulas. Exemplo para Vodafone PT: pw,123456,apn,net2.vodafone.pt,,,26801# Deverá receber uma SMS de resposta e o equipamento deverá estar a funcionar.

A POSIÇÃO DE GPS DO MEU DISPOSITIVO NÃO ATUALIZA OU NÃO POSICIONA CORRETAMENTE

A rapidez e a precisão do posicionamento no mapa da localização de GPS do seu dispositivo SOS está dependente de inúmeros parâmetros. Os nossos dispositivos calculam a posição recorrendo à tecnologia de GPS com auxílio da rede móvel (LBS) e/ou de redes Wi-Fi circundantes.

O resultado do cálculo deste posicionamento varia de acordo com as condições de rede existentes no local. É possível que o sinal de GPS posicione rapidamente com precisão, mas é também possível que os resultados obtidos sejam enganadores e estejam distantes da realidade.

Por definição, o dispositivo é fornecido com todos seus os recursos ativos: GPS + LBS + Wi-Fi em conjunto para calcular a respetiva posição. Isto acontece porque muitas vezes a tecnologia de GPS, para além de ser lenta a posicionar, é também pouco eficaz dentro de edifícios ou até em dias nublados. A posição será mais precisa tanto quanto o número de satélites aos quais se conseguir conectar. Utilizando apenas o recurso ao GPS, é normal existir casos em que o seu dispositivo não consegue atualizar a sua posição.

Assim sendo, o recurso à tecnologia LBS vai utilizar às torres de sinal de rede móvel GSM para triangulação do seu sinal, conseguindo em muitas situações uma posição mais rápida e melhorada. Se existirem poucas torres de rede móvel disponíveis, a sua precisão será pobre e poderá indicar desvios significativos.

Os nossos dispositivos SOS dispõem ainda de recurso Wi-Fi para auxiliar ao cálculo da sua posição, procurando por redes e dispositivos Wi-Fi em seu redor mesmo não estando registado ou conectado nestes. É um sistema eficiente a localizar um dispositivo em ambientes dentro de portas. Pode ser também enganador no caso destas redes ou dispositivos Wi-Fi não estiverem devidamente localizados nos serviços da Google, podendo indicar e desvios significativos.

Tecnológicamente, isto significa que poderá conseguir melhorar as suas definições de GPS do seu dispositivo SOS de acordo com as suas necessidades ativando o Filtro LBS (removendo recurso ao LBS) e/ou o Filtro Wi-Fi (removendo recurso ao Wi-Fi), no menu Definições -> Sobre o Dispositivo -> Editar (ícon no canto superior direito) -> Ativar o pisco -> Guardar

Listamos abaixo alguns outros detalhes importantes sobre a rede móvel e GPS:

  • O tarifário premium fornecido com o dispositivo SOS garante qualidade de comunicações de voz e GPS sujeitas à disponibilidade e cobertura de rede móvel da rede do cartão contratado
  • No caso de instalar o seu próprio cartão no dispositivo SOS, a qualidade das comunicações de voz e GPS estão sujeitas à cobertura do operador de telecomunicações que contratar
  • A precisão e rapidez da localização de GPS está sujeita à disponibilidade da qualidade de rede e sinal GPS disponível no local
  • Qualidade insuficiente de rede irá impossibilitar ou causar desvios significativos de posicionamento, nomeadamente dentro de edifícios ou em dias com céu nublado
  • A capacidade tecnológica deste tipo de localizadores GPS pode não oferecer a mesma elevada precisão de outros dispositivos, nomeadamente comparado com um smartphone (que para além do GPS recorre a partilhas de localização, wi-fi, redes móveis, bluetooth, bússola, acelerómetro e/ou outros sensores)
  • O histórico da localização regista a localização do dispositivo, de acordo com a frequência de atualização que definir. Uma taxa de atualização mais rápida irá aumentar a precisão do registo do percurso do utilizador, mas irá também consumir mais bateria

NÃO CONSIGO FAZER LOGIN NA APP, PERDI OU NÃO SEI A MINHA PASSWORD DE ACESSO

Ao abrir a App, certifique-se que realiza “Login por ID dispositivo”. As suas credenciais não irão funcionar se estiver selecionado “Login por utilizador” (serve apenas para quem tem acesso especial para gestão de múltiplos dispositivos). Assim, será capaz de entrar através das suas credenciais originais, ou pela sua nova password caso a tenha alterado nos menus. No caso de continuar com dificuldades e de ter perdido a sua password, envie-nos um e-mail a pedir a reposição dos acessos originais. Deverá indicar o ID do seu equipamento e identificar a sua encomenda. Recomenda-se que este pedido seja feito através do e-mail associado à encomenda original, caso contrário deverá comprovar-se a propriedade sobre o referido equipamento.

POSSO USAR UM CARTÃO DE TELEMÓVEL GÉMEO OU PRÉ-PAGO NO MEU DISPOSITIVO SOS?

Para um correto funcionamento do seu dispositivo SOS, deverá utilizar um cartão Nano-SIM que possibilite realizar comunicações de voz, SMS e disponha de pelo menos 50 MB de dados móveis de internet mensais. Estes são os requisitos que indicamos e devem ser suficientes para garantir o seu funcionamento com qualquer rede e em qualquer ponto do mundo que disponha de rede móvel.

Para além de oferecemos os nossos Planos de Comunicações que deverá querer considerar, também lhe proporcionamos a opção de escolher usar e instalar o seu próprio tarifário recorrendo diretamente a algum operador de telecomunicações Neste caso, deverá deparar-se com inúmeros planos e alternativas que poderá considerar interessantes para utilizar em conjunto com o seu dispositivo SOS, nomeadamente tarifários com opção de cartões pré-pagos, cartões gémeos, tarifários específicos para smartwatch e/ou outras soluções comerciais especiais que deverão funcionar sem problema nos dispositivos SOS desde que cumpram com os requisitos anteriormente apresentados. Apesar desta provável compatibilidade, não recomendamos a sua utilização em dispositivos SOS.

A utilização de cartões pré-pagos, podem trazer dificuldades acrescidas para conseguir consultar e controlar o saldo do seu cartão e para garantir que o seu serviço continua ativo e permanentemente disponível para fazer as comunicações necessárias ao dispositivo. Um tarifário pós-pago será mais recomendável para evitar esquecimentos e falhas. Os dispositivos SOS não fazem leitura de SMS nem permitem consultar ativamente o saldo do seu cartão.

Tarifários com cartões gémeos e outros serviços especiais surgem frequentemente e as suas características variam de operador para operador e produto para produto. Qualquer dúvida a este respeito deverá ser esclarecida diretamente com o operador. Procure perceber se existirá algum tipo de limitação ao uso do seu dispositivo SOS. Inteire-se, por exemplo, do que acontece quando se faz uma chamada para o número de um cartão gémeo: tocam vários dispositivos? Inteire-se, por exemplo, da importância de quem recebe uma chamada do seu dispositivo SOS, para saber imediatamente identificar (pelo número) que se pode tratar de uma comunicação de SOS.

Conclusão: na sua opção de aquisição de um plano para dispositivo SOS, considere como preferencial o uso de um cartão independente e dedicado para este efeito, que seja facilmente identificável por quem venha a receber as potenciais comunicações dos dispositivos SOS, com preferência para um plano pós-pago em função de um tarifário pré-pago.

COMO POSSO MELHORAR A QUALIDADE DO SOM DO MEU EQUIPAMENTO?

Os nossos dispositivos são desenvolvidos para oferecer um nível de volume de conversação bom, com particular foco em obtermos uma qualidade de som claro e cristalino. A utilização dos nossos dispositivos não é necessariamente exclusiva para situações de SOS, mas também para promover possibilidades de contactos fáceis e rápidos entre os utilizadores e as suas pessoas mais próximas. A utilização desta funcionalidade vai também depender da condição e da capacidade auditiva de cada utilizador. Não é possível efetuar qualquer tipo de alteração ou reprogramação sobre o volume de voz na conversação, pelo menos por enquanto. Recomendamos a utilização dos dispositivos SOS em ambientes onde não existam ruidos significativos no local que possam prejudicar uma boa comunicação. No caso de considerar que o seu dispositivo tem volume de som baixo, certifique-se que o seu altifalante se encontra devidamente desimpedido (ex: não deverá segurar o seu aparelho de forma a tapar o microfone ou altifalante). Considere ainda que a qualidade da rede da chamada de voz poderá também influenciar o nível de volume da sua chamada.

Continua com alguma dificuldade ou problema? Falta alguma informação relevante neste manual? Contacte-nos.