MANUAL DE INSTRUÇÕES

como configurar o equipamento corretamente

MANUAL DE INSTRUÇÕES

Caso tenha optado por por adquirir qualquer um dos nossos dispositivos SOS sem o respetivo plano de comunicações incluído, ou sem a instalação do cartão, leia e siga atentamente os seguintes passos para uma correta instalação do cartão SIM no seu dispositivo Pulseira SOS V048, Pingente SOS V051, Pendente SOS V045 ou Pet SOS V043:

PLANO DE COMUNICAÇÕES E CARTÃO SIM

  • Certifique-se que o seu plano de comunicações é um plano desbloqueado com possibilidade de realizar comunicações de voz, SMS e com pelo menos 50 MB de dados móveis de internet mensais
  • Certifique-se que o cartão SIM que vai introduzir não está protegido com qualquer código PIN, para que o seu dispositivo o consiga reconhecer
  • Para remover o código PIN, insira o cartão Nano SIM num telemóvel e procure a definição para alterar ou remover o código PIN
    • Dica: No menu menu “Definições” do seu telefone, procure pelas definições de “Segurança” -> “Outras definições de segurança” -> “Configurar bloqueio SIM”. Confirme a desativação inserindo o PIN do cartão atual. Nota: as definições variam de equipamento para equipamento, e de versão para versão. Se tiver dificuldades pesquise no Google como desativar o pin no seu equipamento específico.

INSTALAÇÃO DO CARTÃO SIM

  • Certifique-se que o seu equipamento se encontra desligado
  • Abra a ranhura para cartão Nano SIM do dispositivo SOS, removendo os 2 parafusos utilizando a chave de fendas fornecida
  • Insira o cartão Nano SIM na posição conforme mostra a imagem (Pulseira SOS) até fixar com clique
  • Conforme mostra a imagem, o chip do cartão deverá encontrar-se virado para cima, em todos os dispositivos
  • Conforme mostra a imagem, no caso da Pulseira SOS o recorte do cartão SIM está virado para cima. No Pingente SOS ou Pendente SOS o recorte está virado para baixo. No Pet SOS o recorte está virado para a direita
  • Coloque novamente a peça e os parafusos para selar a ranhura para o cartão Nano SIM
  • Pressione o botão SOS da Pulseira SOS, Pingente SOS ou Pendente SOS até vibrar
  • O equipamento deve tocar e as luzes indicadoras acendem
  • Nota: deve efetuar esta operação sempre com o dispositivo desligado
pulseira-sos-v048-cartao-sim

TESTES INICIAIS

  • Nesta fase o equipamento deverá estar operacional: experimente realizar uma chamada de voz para o número associado ao plano de comunicações do cartão SIM que inseriu e o seu dispositivo deverá tocar
  • Dependendo do(s) seu(s) equipamento (s) smartphone ou tablet, instale a aplicação móvel Reachfar via Google Play Store (Android) ou Apple Store (Apple) para prosseguir com as configurações do seu botão de emergência Pulseira SOS, Pendente SOS ou Pet SOS. Clique nos logótipos abaixo para aceder à respetiva aplicação na store
  • Poderá ainda utilizar o acesso via web
  • Desde Outubro de 2021 que esta aplicação se encontra disponível em português de Portugal
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é disponivel-google-play-1-1024x303.png
disponivel-apple-store

APP

  • Realize o login na App utilizando o ID com 10 dígitos no autocolante enviado com o seu dispositivo
  • Por defeito, a Password inicial é 123456, e recomendamos a sua alteração no menu da app

CONFIGURAÇÕES NA APP

Nota importante: para configurar o dispositivo na app, ele tem que estar ligado e com ligação à rede através de dados móveis.

Neste momento, deverá conseguir abrir a App, e verificar no menu inicial após o login que ele se encontra devidamente ligado e com rede disponível (aparecendo o estado “em movimento” ou “parado” e com a percentagem de bateria”). Não consegue enviar comandos para o seu dispositivo pela app, aparece sinal offline, desligado ou desabilitado? Consulte a resposta a esta questão, no final desta página.

Alterar password

Por motivos de segurança, recomendamos que altere a password em no menu Definições e Alterar Password.

Definir Números de Emergência

Aceda ao menu Definições, e depois Definir número SOS. Irá abrir um quadro para inserir 3 números de telefone para contacto:

  • o primeiro campo define o telefone a contactar ao pressionar o Botão Contacto Rápido 1;
  • o segundo campo define o telefone a contactar ao pressionar o Botão Contacto Rápido 2;
  • o terceiro campo define o terceiro telefone a contactar no procedimento SOS, no caso de falharem as tentativas de chamada para os contactos 1 e 2.

O Pendente SOS não dispõe de botões dedicados para contactos rápidos, mas são utilizados os mesmos 3 números de telefone em caso de uso do procedimento SOS.

Dependendo do seu modelo, pode ainde definir um número de monitorização, para onde serão enviados alertas SMS, pelo menu Definições, e depois Número de monitorização principal. Pode ainda Ligar ou Desligar o envio de avisos SMS.

Menu Inicial

Após o login, surgem várias opções no menu inicial. No topo existe informação da percentagem de carga da bateria e do estado do dispositivo (parado indica que o equipamento se encontra parado no mesmo local; em movimento indica que ele se encontra em movimento no mapa). Em ambos os casos significa que a Pulseira ou o Pendente se encontra online. Caso contrário indica que se encontra desligado.

pulseira-sos-v048-prt-src-menu-principal

Localização em tempo real

Para ver a localização mais recente do dispositivo selecione o ícone Localizador GPS. Peça o seu positionamento atual ao carregar na roda dentada do canto superior direito, e depois em Atualizar posição. Aguarde uns segundos (cerca de 40 segundos) pela atualização da posição no mapa.

Defina ainda o Intervalo atualização da posição do dispositivo, e pode escolher entre as seguintes opções:

  • 1 minuto posicionamento rápido
  • 10 minutos posicionamento standard
  • 1 hora posicionamento poupança energia
  • 12 horas posicionamento poupança energia

Quanto mais curto for o intervalo para atualização da informação, mais fidedignos serão os dados de localização e histórico, mas também consumirá mais bateria. Sugerimos que utilize a atualização de 1 hora posicionamento poupança energia para garantir autonomia suficiente para alertas SOS. Sempre que pretender e em caso de necessidade pode solicitar manualmente uma atualização da posição.

Devido a fatores tecnológicos, todos os dispositivos GPS podem apresentar ligeiro erro de posição, com agravamento quando se encontra dentro de edifícios. Considere a posição dada pelo dispositivo como referência.

Localização histórica

Consulte a rota histórica do seu dispositivo nos últimos 90 dias através do menu Rota histórica.

Definir Cerca GPS

Através do menu Cerca GPS encontra opções para monitorizar a localização geográfica do seu dispositivo. Defina o centro do ponto, qual o raio (mínimo 100 metros, que pode aumentar ou diminuir pela barra com “-” ou “+”.

Agenda Telefónica

Configure os números que podem contactar com a sua Pulseira SOS, Pingente SOS ou Pendente SOS na Lista Telefónica dentro das Definições. Por motivos de segurança, números estranhos ao dispositivo serão barrados automáticamente. Nota: os números de emergência configurados podem contactar com o seu equipamento sem ser adicionados a esta lista.

Modo de segurança

Por motivos de segurança, a primeira geração da Pulseira SOS bloqueia o contacto de todos os números estranhos que não estejam registados como número SOS ou na lista telefónica. Na sua geração atual, todos os dispositovos permitem ativar ou remover esta segurança através do menu Definições, Modo de segurança, com opções para Ligar ou Desligar.

Mensagens de Voz Walkie Talkie (apenas Pulseira SOS)

Pressione o Botão Microfone da Pulseira SOS no menu da app do smartphone e fale. Largue a tecla para enviar a mensagem de voz para o outro dispositivo. Encontre as mensagens de voz na app do smartphone em Conversação, e depois Conversa Voz, onde as pode ouvir e responder.

Monitorização saúde

Aceda ao menu Saúde para a gestão de dados de saúde:

  • batimento cardíaco e pressão sanguínea (apenas Pulseira SOS)
  • contador de passos
  • alarme para medicamentos
  • medição da temperatura corporal (apenas Pulseira SOS)
  • medição de oxigénio no sangue (apenas Pulseira SOS)

A medição do batimento cardíaco e pressão sanguínea faz-se manualmente através do menu “Freq Cardíaca e Pressão Arterial“. No canto superior direito, carregue na roda dentada de definições, e poderá enviar o comando para “Medir freq. cardíaca e pressão arterial“. Os resultados ficarão disponíveis em cerca de 2 minutos na página “Coração/PA

A medição da temperatura corporal faz-se manualmente através do menu “Temperatura Corporal“. No canto superior direito, carregue na roda dentada de definições, e poderá escolher o método de captação da temperatura, com opções para “Medir agora“, para definir um “Intervalo freq. medição” entre 1h até 12h, ou para definir uma “Medição por horários” a certas horas do dia todos os dias. Os resultados ficarão disponíveis em cerca de 2 minutos na página “Temperatura Corporal

Para o funcionamento correto dos sensores de saúde da Pulseira SOS, deverá garantir não só que o equipamento se encontra devidamente colocado e fixado no pulso do utilizador, mas que o mesmo se encontra num bom estado de manutenção e higienização evitando, por exemplo, a acumulação de partículas e sujidade que se acumula facilmente com um uso normal.

Deverá ter sempre em consideração que os valores de saúde obtidos pela Pulseira SOS servem para referência e nunca devem ser utilizados como base de referência para qualquer diagnóstico ou tratamento. Em caso de dúvida ou de necessidade, recomendamos a utilização de dispositivos devidamente calibrados e certificado para o efeito, com o respetivo acompanhamento médico.

Alarme de queda

Aceda ao menu Definições para a gestão do alarme de queda da sua Pulseira SOS, Pingente SOS ou Pendente SOS. Pode ligar, desligar esta funcionalidade em Interruptor alarme queda ou ajustar a sua sensibilidade em Configuração nível alarme queda de Nível 0 até Nível 6: quanto maior o nível, menor a sua sensibilidade.

Sempre que o dispositivo captar movimentos mais bruscos, dependendo do nível de sensibilidade definida, irá ser iniciado o procedimento de alarme e contactos SOS. O nível de sensibilidade ideal será diferente de caso para caso e de utilizador para utilizador, e irá variar de acordo com o seu estilo de vida e atividade. No caso de querer manter esta função ativa, teste qual o nível mais indicado para o seu perfil, procurando um nível de equilíbrio capaz de detetar potenciais alarmes efetivos de quedas e de risco, mas sem captar movimentos que possam ser falsos alarmes.

Modo de resposta atendimento mãos livres

Através do menu Definições pode definir Modo resposta para o utilizador carregar no botão microfone para atender (Pressionar para responder), ou então para atendimento automático sem ação do utilizador (Resposta automática mãos livres).

Monitorização de voz

Através do menu Conversação e Monitorização voz pode enviar um comando para que o seu dispositivo contacte um certo número de telemóvel que irá receber uma chamada. Nesta chamada pode monitorizar o ambiente do utilizador sem perturbar a sua vida normal e sem que ele o possa ouvir.

Através do menu Definições e Tocar o dispositivo faz com que a Pulseira SOS, Pingente SOS ou Pendente SOS comece a tocar.

Encontre o seu dispositivo

Através do menu Definições e Tocar o dispositivo faz com que a Pulseira SOS, Pingente SOS ou Pendente SOS comece a tocar.

Relógio falante

Através do menu Definições pode ativar ou desativar a funcionalidade de relógio falante (em Inglês) no menu Relógio Falante. No caso de querer ajustar o relógio para o horário em Portugal, abra o menu Linguagem dispositivo e fuso horário para garantir que na segunda linha aparece -8.

Alerta de remoção do pulso (apenas Pulseira SOS)

Nas Definições, pode optar por ser notificado se o utilizador remover a Pulseira SOS do seu pulso. Na opção Remover alarme, a opção Fechar não envia notificações, ou Abrir para ativar notificações.

Definições gerais

No menu geral Definições pode ainda realizar outras ações tais como Reiniciar o dispositivo (opção Reiniciar remotamente), Desligar o dispositivo (opção Desligar remotamente) ou colocar com as Definições de fábrica (opção com o mesmo nome).

NOTAS IMPORTANTES

  • Podem existir atrasos causados pela qualidade do serviço da operadora de telecomunicações, que é alheio ao desempenho do dispositivo

INSTRUÇÕES DOS INDICADORES LED (PULSEIRA SOS, PINGENTE SOS E PET SOS)

Equipamento Ligado

  • Cor Vermelha (Rede)
    • Flash lento: à procura de sinal
    • Flash rápido: sinal recebido
  • Cor Azul (GPS)
    • Flash lento: a posicionar
    • Flash rápido: posição enviada

Equipamento A Carregar

  • Cor Vermelha
    • Flash lento: a carregar
    • Sempre ligado: completamente carregado
  • Cor Azul
    • Flash lento: a carregar
    • Sempre ligado: completamente carregado

Pouca Bateria

O indicador vermelho apresenta flashes lentos

QUE CUIDADOS DEVO TER COM O MEU DISPOSITIVO?

Qualquer um dos nossos dispositivos SOS está desenvolvido para oferecer simplicidade máxima aliada à resistência e robustez necessárias para acompanhar a exigente vida do seu utilizador, seja ele criança, adulto, idoso, ou pet. Apesar nem sempre parecer, não nos podemos esquecer que estamos perante equipamentos tecnológicos complexos e que exigem certos cuidados para que se evitem avarias provocadas por mau uso e para que se possa prolongar a sua longevidade e vida útil.

Recomenda-se vivamente a realização de manutenções higiénicas e limpezas periódicas e regulares ao seu aparelho mantendo-o livre de sujidade, poeiras, água, suor e/ou gorduras que se podem acumular em algumas zonas, nomeadamente nos sensores e nos pinos de carregamento. O desenvolvimento e acumular de sujidade dificulta ou impede o correto carregamento do dispositivo, que por sua vez poderá provocar danos irreversíveis nos seus pinos de carregamento e/ou na sua bateria. Dependendo do nível de acumulação de gordura ou lixo, é recomendável a utilização de um pano suave de microfibras humedecido com alcoól 96% que poderá utilizar por todo o dispositivo, mas com particular importância nestes pinos de contacto de carregamento. O uso de qualquer outro produto poderá danificar o seu dispositivo, nomeadamente se utilizado nos pinos de contacto.

Os vários equipamentos SOS que dispomos estão desenvolvidos e testados à prova de água e poeiras IP67. Esta funcionalidade é conseguida quando garantida a estanquicidade do mesmo, ou seja, deverá garantir que qualquer tampa ou ranhura se encontre devidamente fechada, selada, e em bom estado (ex: tampa com parafusos para instalação de cartão SIM). A certificação IP67 garante que o seu dispositivo está protegido até imersão temporária de água até 1 metro por 30 minutos. Porém, o contacto continuado com água e/ou suor vai danificar o seu dispositivo. Entre outras possibilidades, há uma grande probabilidade dos contactos de carregamento oxidarem e o dispositivo deixar de carregar. Qualquer vestígio de água e/ou suor deve ser imediatamente limpo do dispositivo. A certificação IP não garante a resistência em águas salgadas: se o deixar cair no mar e depois lavar com água doce, provavelmente não haverá problema, mas sem garantias.

No caso de se deparar com dificuldades no carregamento ou com a bateria do seu dispositivo, consulte o ponto “O MEU DISPOSITIVO NÃO CARREGA CORRETAMENTE, PERDE A CARGA RAPIDAMENTE OU DESLIGA-SE SUBITAMENTE” mais abaixo nesta página.

Tal como qualquer equipamento que funcione com baterias, recomenda-se que não sujeite o seu dispositivo a temperaturas elevadas. Temperaturas acima dos 40 C afetam o seu desempenho e a sua durabilidade. Prefira carregamentos parciais e evite ao máximo a descarga completa do seu dispositivo. O estado que maximiza a longevidade da sua bateria prefere que a carga da bateria se mantenha entre os 20 a 80%. Prefira sempre os carregamentos lentos, com potência até 5W.

O mesmo conceito se aplica a eventuais quedas: a construção dos nossos dispositivos é robusta. Não será fácil que avariem. No entanto, avarias ocorridas provocadas por quedas são consideradas como mau uso e também não são cobertas por garantia.

Recomenda-se ainda precaução na realização de qualquer operação de manuseamento técnico do dispositivo, como por exemplo, na instalação de um cartão SIM. Uma má operação técnica poderá danificar permanentemente o seu dispositivo.

Não deverá, em circunstância alguma, abrir o seu dispositivo. Perderá automáticamente o direito à sua garantia.

Nos termos do disposto no Decreto-Lei n. 84/2021 de 18 de Outubro (que regula os direitos do consumidor na compra e venda de bens transpondo as Diretivas UE 2019/771 e UE 2019/770), todos os equipamentos comercializados pela Pulseira SOS após 01/01/2022 estão abrangidos por uma garantia de conformidade dos bens correspondente a um período de 3 (três) anos.

O MEU DISPOSITIVO NÃO CARREGA CORRETAMENTE, PERDE A CARGA RAPIDAMENTE OU DESLIGA-SE SUBITAMENTE

Qualquer um destes sintomas deverá evidenciar algum problema na forma como o equipamento está a receber a carga. No caso de se deparar com alguma destas dificuldades, verifique imediatamente se (1) O dispositivo se encontra devidamente limpo livre de sujidade, pó, poeiras, água, suor, gorduras e/ou qualquer partícula ou sujidade que acumulam com o uso normal nos sensores e no contacto magnético, criando uma camada de barreira que dificulta ou impede a carga (2) O cabo de carregamento magnético se encontra em bom estado, sem nós, cortes e/ou danos (3) A tomada de parede e o transformador de carga se encontram em normal funcionamento, preferencialmente experimentando carregar outros dispositivos (4) O contacto de carregamento do cabo e do seu dispositivo está seguro.

Seguindo os cuidados a ter com o seu dispositivo limpe os pinos de contacto de carregamento do dispositivo utilizando um pano com álcool 96%. De seguida, teste novo ciclo de carga completo de 6h utilizando tomadas e transformadores de parede diferentes, garantindo que o contacto magnético se mantém devidamente fixado e que as luzes de carga estão devidamente acesas ao longo do processo. Revisite ainda as definições do seu equipamento, nomeadamente no que diz respeito à frequência de atualização do GPS para o mínimo de 1 hora posicionamento poupança energia.

Garantindo um correto carregamento do dispositivo e com um uso normal, a bateria do seu dispositivo deverá ter uma autonomia de, no mínimo, 20 horas. As novas versões dos dispositivos disponíveis a partir de 18 de Maio de 2022, deverão ter autonomia de mais dias, dependendo do modelo.

NÃO CONSIGO ENVIAR COMANDOS PARA O MEU DISPOSITIVO PELA APP, APARECE SINAL OFFLINE, DESLIGADO OU DESABILITADO

Qualquer um destes sintomas evidencia que o dispositivo está desligado, ou não se encontra devidamente ligado à rede.

  • Certifique-se que o dispositivo se encontra ligado e devidamente carregado.
  • Certifique-se que o dispositivo tem um cartão de comunicações corretamente inserido e sem proteção de código PIN.
  • Certifique-se que o plano está ativo, desbloqueado, carregado e apto para fazer comunicações de voz, SMS e dados móveis.
  • Certifique-se que existe rede do operador do seu plano no local onde se encontra.
  • Se o seu equipamento consegue fazer e/ou receber chamadas de voz e aparece sinal offline, desligado ou desabilitado, certifique-se que o seu plano está com os dados móveis ativos.

Em algumas situações, algumas redes móveis não reconhecem automaticamente o IP do servidor, e neste caso será necessário o enviar SMS com o seguinte comando para o número do dispositivo SOS: pw,123456,ip,103.44.239.103,8888# Ao qual o dispositivo deverá responder ao seu comando, assumindo [ip,103.44.239.103,8888] ok! e deverá começar a funcionar imediatamente.

Configurações APN

Nota: não realize esta operação no caso de não ter a certeza daquilo que está a fazer. Não temos registo até ao momento em Portugal de ter sido necessário recorrer a este procedimento para resolver qualquer problema de ligação.

Os nossos equipamentos estão pré-programados para reconhecer automaticamente a maior parte das redes de telecomunicações do mundo, no entanto, em alguns casos específicos poderá ser necessário configurar o acesso APN.

Pesquise na web, solicite ao seu operador ou introduza o seu cartão num smartphone para descobrir os códigos APN do seu cartão, nomeadamente: Nome APN; Utilizador APN; Password; MCC; MNC. Com o dispositivo ligado e cartão inserido, envie uma SMS de um número diferente para o número do dispositivo SOS com o seguinte comando: pw, 123456,apn,apndata,user,password,MCCMNC# No caso de o user e password APN serem em branco, deixe também em branco mantendo as vírgulas. Exemplo para Vodafone PT: pw,123456,apn,net2.vodafone.pt,,,26801# Deverá receber uma SMS de resposta e o equipamento deverá estar a funcionar.

COMO POSSO MELHORAR A QUALIDADE DO SOM DO MEU EQUIPAMENTO?

Os nossos dispositivos são desenvolvidos para oferecer um nível de volume de conversação bom, com particular foco em obtermos uma qualidade de som claro e cristalino. A utilização dos nossos dispositivos não é necessariamente exclusiva para situações de SOS, mas também para promover possibilidades de contactos fáceis e rápidos entre os utilizadores e as suas pessoas mais próximas. A utilização desta funcionalidade vai também depender da condição e da capacidade auditiva de cada utilizador. Não é possível efetuar qualquer tipo de alteração ou reprogramação sobre o volume de voz na conversação, pelo menos por enquanto. Recomendamos a utilização dos dispositivos SOS em ambientes onde não existam ruidos significativos no local que possam prejudicar uma boa comunicação. No caso de considerar que o seu dispositivo tem volume de som baixo, certifique-se que o seu altifalante se encontra devidamente desimpedido (ex: não deverá segurar o seu aparelho de forma a tapar o microfone ou altifalante). Considere ainda que a qualidade da rede da chamada de voz poderá também influenciar o nível de volume da sua chamada.

Continua com alguma dificuldade ou problema? Falta alguma informação relevante neste manual? Contacte-nos.